quinta-feira, 30 de maio de 2013

Trilhas em foco


Sou professora Tânia Inez Perondi, formada em Pedagogia pela Instituição de ensino Facinter, atualmente trabalho na Escola Estadual 19 de Dezembro, sala anexa a escola Municipal 13 de Maio. Moro no Distrito de Santo Antonio do Rio Bonito a 26 anos, minha infância foi repleta de atividades relacionadas ao envolvimento com a natureza.
 Meus pais vieram da região Sul e trouxeram com eles muitas esperanças, para o desenvolvimento de nossa comunidade, nem tudo foi como planejado, mesmo sem grandes desenvolvimentos, nosso local se tornou uma vila com muito sossego e aconchego, típico das regiões interioranas de onde vieram a cultura e o conhecimento sobre a agricultura, fez com que nossa crianças obtivessem grandes valores sobre a natureza e sustentabilidade.
Acredito que a criança do campo se desenvolve muito bem em atividades campesinas, sabendo interpretar, observar e desenvolver qualquer atividade educativa, voltada ao meio ambiente.  O desenvolvimento desse projeto trilha vai proporcionar aos estudantes uma experiência educativa de conhecimento e valorização das relações de ser humano e natureza.
Possibilitando, atividades de lazer, distração, pesquisa, ajudando no desenvolvimento das atividades pedagógicas e valorização dos recursos naturais.
Com a leitura dos textos e materiais de apoio, esclareceu muitas dúvidas e interrogações de como fazer, assim com muitas idéias, acreditamos na idealização do projeto em nossa região, com um ambiente repleto de natureza e modificações, não será difícil a realização das trilhas Campesinas.
 Com observação da fauna e flora e realização de atividades de lazer, física, pedagógica. Entre elas, caminhadas, descanso, meditação, dinâmicas, alongamentos, piquenique, observação do ambiente.





Um comentário:

  1. Olá Tânia, seja bem vinda nessa caminhada.

    O sentimento de pertença exposto em seu texto é muito importante nesse processo, pois a identificação com o ambiente em que estamos somente nos gera prazer em realizar nossas ações.

    ResponderExcluir