terça-feira, 7 de maio de 2013

Experiências em Educação do Campo

Olá trilheiros é com alegria que  cumprimento a todos e compartilho com vocês minhas experiências sobre escola do campo.
Bom quando adolescente estudei em uma escola do campo, que se chamava escola famíliar rural e o seu regime de funcionamento era de alternância, ou seja uma semana eu ficava na escola em tempo integral e na outra semana ficava em casa colocando em prática os conhecimentos adquiridos na escola, aprendizagens estas que eram sobre a terra, plantio, colheita, formas de diversificação da produção para aumentar a renda famíliar, criação de animais dentre as muitas outras coisas que aprendiamos.
Este tempo foi muito importante para mim, pois aprendi a dar valor a vida no campo, a qualidade e a tranquilidade de vida que temos neste lugar ao qual chamamos campo.
Sinto orgulho em dizer que nasci e me criei no campo, trabalhei na roça, cuidei dos animais, isso só fez de mim uma pessoa que sabe dar valor ao agricultor e a agricultura, peças fundamentais para a sobrevivência e o crescimento econômico de um país.
O que espero com esta formação é que todos nós nos convençamos de que é possível sim fazer educação voltada para a realidade campesina, valorizando estas pessoas, e trazendo esta realidade verdadeiramente para dentro do espaço escolar.
Um grande abraço a todos os amigos trilheiros.

2 comentários:

  1. Olá, sempre tive muita curiosidade em conhecer uma escola onde o funcionamento é de alternância, conheço somente através de leituras, acredito um dia realizar esse sonho.Vamos trocar experiencias durante o curso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elis, essa sua experiência é fantástica para sua atuação enquanto educadora. Esperamos que a formação auxilie na construção de um currículo voltado a realidade local. Como disse a Margarete, esse é um espaço para trocarmos experiências e construirmos novos conhecimentos.

    Abraço

    ResponderExcluir