sexta-feira, 10 de maio de 2013

CONHECENDO E REFLETINDO


Sou Margarete, filha de agricultores vim da região sul país da cidade de Ibicaré/Santa Catarina onde tive a oportunidade de trabalhar em uma escola rural multi-seriada e que pra chegar até ela tinha que andar 3 km de bicicleta  e caminhar 3 km devido as condições que eram oferecidas.
Cheguei aqui no ano de 1985, eu e meu marido em busca de uma vida melhor. Ao chegar nos deparamos com uma realidade totalmente diferente da qual convivia, as dificuldades em lidar com a terra surgiram, porém a vontade de ficar na terra fez com que enfrentássemos essas dificuldades. Meu marido também filho de agricultor fortaleceu ainda mais a vontade de aqui ficar.
Mesmo sem formação ainda com um curso de ensino médio em  contabilidade, por falta de educadores tive oportunidade de trabalhar com crianças. Sofri muito pela falta de experiência, porém agarrei com muita vontade de desenvolver um bom trabalho onde acabei me apaixonando pela educação e junto veio o magistério,  depois de 10 anos um curso de pedagogia e mais tarde um curso de pós graduação.
Por estar sempre morando em sítio fez com que me tornasse uma educadora do campo, na qual vejo o ensino das escolas campesinas bem perto da realidade da criança desde que sejam trabalhados os conteúdos interligados com a realidade em que ela se encontra.
Acredito que a formação trilhas campesinas  veio de encontro para melhorar  e adquirir novos conhecimentos, abrir caminhos, envolver o aluno de acordo com a realidade, nós profissionais dessa escola que abraçamos essa causa estamos anciosos com esse trabalho. Esperamos que esse seja o momento de mostrar  os trabalhos realizados nessa escola e conhecer outras de outras realidades do campo.

Um comentário:

  1. Margarete, esperamos que suas expectativas sejam contempladas através dos estudos. Como falaste, trabalhar a partir da realidade dos educando auxiliará que os mesmos tenham um novo olhar para o local onde estão.

    Seja bem vinda!

    ResponderExcluir