quinta-feira, 30 de maio de 2013

A TRILHA


Sou professora a 16 anos na escola Municípal 13 de Maio,  comunidade rural de Santo Antonio do Rio Bonito,  Município de Nova Ubiratã. Nossa comunidade foi constituída por famílias vindas de vários estados brasileiros principalmente do  Sul do Pais. Famílias com objetivo de trabalhar na agricultura e na pecuária. Porém sem muita estrutura e conhecimento da região os agricultores usaram as técnicas conhecidas do lugar onde moravam.    Sendo assim tiveram a produção baixa não conseguindo colher para  o sustento da família. Muitos tiveram que optar por trabalhar em fazendas e serrarias. Quem pode voltou a seu lugar de origem. Outros venderam sua propriedade a  grandes fazendeiros. Alguns persistiram e com muito trabalho  conseguiram uma vida melhor.
Hoje poucas são as famílias que ainda possuem seu pequeno pedaço de terra, pois  a maior parte são grandes e medias fazendas. Outras famílias trabalham de empregados nas fazendas, havendo assim um vai e vem de pessoas na comunidade e de alunos na escola. Nossa escola é pequena com poucos alunos por isso trabalhamos com  salas multisseriadas.
Com o  estudo dos materiais disponibilizados pude perceber que o Projeto Trilhas Campesinas  vem a ser uma  nova estratégia de aprendizagem, pois  a realização dos trabalhos das trilhas garantirá o aprendizado do educando no âmbito em que vive, sendo capaz de formular questões, diagnosticar e propor soluções para os problemas reais.
Acredito que o projeto trilhas proporcionará  a relação teoria e pratica. Uma aproximação do ensino com a realidade dos alunos, a valorização dos saberes do campo, um  aprofundamento dos conhecimentos, relacionados com os produzidos fora do contexto rural.
Na, medida que o aluno compreende melhor o meio em que vive, tanto melhor será sua compreensão das atividades propostas em sala e se interessará em adquirir outros conhecimentos.
Atividades como passeio na mata, observação da espécie da fauna e da flora, juntamente com o cuidado do meio ambiente vem ser ótima atividade   para o conhecimento do meio. . As atividades de lazer desenvolvidas na natureza permite uma melhor compressão da necessidade de preservação do meio ambiente, sendo também uma atividade prazerosa de crescimento pessoal e social.
Exercícios físicos, descanso mental, caminhadas, passeios, escalar, hoje é um dos passa tempos favoritos das pessoas, oferecendo oportunidades de observação, pesquisa, tranquilidade e descanso.
Nossa região oferece um grande potencial hídrico e várias áreas de matas.  Portanto depois de algumas discussões com as colegas,  pensamos    na possibilidade de fazer o  percurso de  uma trilha na mata nas proximidades do Rio Von de Steinen, onde funciona uma  usina hidrelétrica.  O local Nos possibilitará como lazer, piquenique, descanso, meditação e a realização de dinâmicas. Nas atividades físicas, caminhadas e alongamentos. Nas atividades pedagógicas,  observação, e pesquisa, da fauna da flora e  relevo da região.

Um comentário:

  1. Olá

    Muito bom saber das expectativas esperadas. É nesse processo de construção que perceberemos a importância de conhecer a realidade e trabalhar a partir dela.

    A caminhada é longa e está apenas começando, mas quando se tem objetivos e expectativas de construção de conhecimento ela torna-se muito prazerosa.

    Muito bom tê-la em nosso grupo.

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