Caros(as) educadores(as),
Trazemos até vocês esta
formação
TRILHAS
CAMPESINAS: INTEGRANDO VIDAS E SABERES 2014
Vocês
estão sendo convidados a participar de um percurso inesquecível, fantástico,
empolgante, uma caminhada estimulante que a cada passo lhe propiciará inúmeras
possibilidades de integração humana, recreativa e pedagógica de forma
desafiadora e prazerosa, a fim de estreitar relações entre as atividades
escolares e a comunidade campesina.
Aceite
esse desafio de percorrer conosco as TRILHAS CAMPESINAS.
A formação foi pensada para os(as) educadores(as) das Escolas do Campo
que tem em suas mãos o privilégio de formar cidadãos conscientes de seu espaço
e integrados ao universo que os rodeia.
Como não temos a possibilidade de estar
pessoalmente em todas as Escolas do Campo do polo do CEFAPRO de Sinop/MT
buscamos fazê-lo por meio dessa formação que será semi-presencial. Temos a
certeza de que a formação atenderá aos objetivos propostos de integrar a
comunidade com os saberes, pois as ferramentas tecnológicas proporcionam a
possibilidade de aproximação. Ainda que à distância, estaremos próximos através
das falas, dos registros, das fotos... Esperamos dessa forma alcançar a todas
as Escolas do Campo e a cada Educador(a).
A fim de organizar o
desenvolvimento da trilha dividimos suas atividades em três caminhadas, sendo CAMINHADA
1: Quem trilha esses caminhos?
As caminhadas estão organizadas por passos a serem
percorridos. Estes procuram levar à reflexão sobre as experiências que vem
sendo desenvolvidas nas Escolas do Campo e acrescentar elementos que possam
aprimorá-las, visando a integração entre as Orientações Curriculares das Áreas,
as Orientações Curriculares do Campo, a matriz pedagógica (Agricultura
familiar, Agroecologia e Socioeconomia solidária) e o contexto da comunidade
escolar/campesina.
“A idéia central dessa formação é favorecer a leitura
compartilhada, o trabalho conjunto, a reflexão solidária, a aprendizagem em
parceria, buscando propiciar momentos agradáveis de aprendizagem coletiva e a
expectativa de que sejam úteis para aprofundar o estudo do Currículo das Escolas
do Campo, intensificando o gosto pela construção coletiva do conhecimento
pedagógico, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos
participantes e, principalmente, criando novas possibilidades de trabalho com
os alunos para melhorar a qualidade de suas aprendizagens.” (adaptado PCN em
Ação Jovens e Adultos, Paulo Renato Souza, 1999)
Convidamos vocês a conhecerem o projeto TRILHAS
CAMPESINAS: Integrando vidas e saberes. Acesse aqui.
Desejamos a todos uma ótima caminhada.
Arlete Tavares Buchardt
José Aldair Pinheiro
Luiz Garcia Júnior
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