Apresentação




Caros(as) educadores(as),

Trazemos até vocês esta formação


TRILHAS CAMPESINAS: INTEGRANDO VIDAS E SABERES 2014


Vocês estão sendo convidados a participar de um percurso inesquecível, fantástico, empolgante, uma caminhada estimulante que a cada passo lhe propiciará inúmeras possibilidades de integração humana, recreativa e pedagógica de forma desafiadora e prazerosa, a fim de estreitar relações entre as atividades escolares e a comunidade campesina.
Aceite esse desafio de percorrer conosco as TRILHAS CAMPESINAS.
A formação foi pensada para os(as) educadores(as) das Escolas do Campo que tem em suas mãos o privilégio de formar cidadãos conscientes de seu espaço e integrados ao universo que os rodeia.   
Como não temos a possibilidade de estar pessoalmente em todas as Escolas do Campo do polo do CEFAPRO de Sinop/MT buscamos fazê-lo por meio dessa formação que será semi-presencial. Temos a certeza de que a formação atenderá aos objetivos propostos de integrar a comunidade com os saberes, pois as ferramentas tecnológicas proporcionam a possibilidade de aproximação. Ainda que à distância, estaremos próximos através das falas, dos registros, das fotos... Esperamos dessa forma alcançar a todas as Escolas do Campo e a cada Educador(a).
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       A fim de organizar o desenvolvimento da trilha dividimos suas atividades em três caminhadas, sendo CAMINHADA 1: Quem trilha esses caminhos?

            As caminhadas estão organizadas por passos a serem percorridos. Estes procuram levar à reflexão sobre as experiências que vem sendo desenvolvidas nas Escolas do Campo e acrescentar elementos que possam aprimorá-las, visando a integração entre as Orientações Curriculares das Áreas, as Orientações Curriculares do Campo, a matriz pedagógica (Agricultura familiar, Agroecologia e Socioeconomia solidária) e o contexto da comunidade escolar/campesina.

            “A idéia central dessa formação é favorecer a leitura compartilhada, o trabalho conjunto, a reflexão solidária, a aprendizagem em parceria, buscando propiciar momentos agradáveis de aprendizagem coletiva e a expectativa de que sejam úteis para aprofundar o estudo do Currículo das Escolas do Campo, intensificando o gosto pela construção coletiva do conhecimento pedagógico, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e, principalmente, criando novas possibilidades de trabalho com os alunos para melhorar a qualidade de suas aprendizagens.” (adaptado PCN em Ação Jovens e Adultos, Paulo Renato Souza, 1999)

            Convidamos vocês a conhecerem o projeto TRILHAS CAMPESINAS: Integrando vidas e saberes. Acesse aqui.

            Desejamos a todos uma ótima caminhada.
            Arlete Tavares Buchardt
José Aldair Pinheiro
       Luiz Garcia Júnior


                        

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