quinta-feira, 30 de maio de 2013

TRILHAS ECOLÓGICAS



Sou moradora e professora do campo de uma comunidade rural no distrito de Santo Antonio do Rio Bonito Município de Nova Ubiratã- MT, trabalho na Escola Municipal 13 de Maio. A maioria das famílias é oriunda da região sul e sudeste do país filhos de agricultores que aqui vieram em busca de uma vida melhor. Foram muitas as dificuldades encontradas na qual fizeram com que muitos desistiram voltando para sua terra natal e os que aqui ficaram continuaram a busca por um futuro melhor. A região é propicia para a agricultura e agropecuária.  Assim a maioria dos alunos que freqüentam a escola são filhos de agricultores ou  seus pais trabalham em fazenda. Isso leva alguns alunos a percorrerem longas distancias diariamente até chegar à escola

Após as leituras realizadas percebemos que as atividades desenvolvidas podem envolver toda equipe de um ambiente escolar, além de aguçar os envolvidos a refletir, adquirir conhecimento e despertar interesse pelo tema a ser trabalhado deixando de ser um grupo passivo para ser ativo.

Essas leituras serviram para aprofundar os conhecimentos e orientar os cuidados que devemos ter ao desenvolver um tema ou seja uma atividade. Vimos à importância de fazer o levantamento e o mapeamento do local, traçando o trajeto a ser percorrido com segurança para o grupo, podendo envolver todas as áreas do conhecimento.

Percebemos também que as atividades podem envolver o aluno de maneira motivadora, apresentando um potencial de lazer, buscando prazer no que esta sendo desenvolvido. Trabalhar com o cotidiano pode servir como fonte de reflexão, onde o aluno respeita as questões ambientais, tem o contato direto com o meio ambiente e vivencia sua realidade.  Baseado nessa metodologia o aluno constrói conhecimento significativo podendo ser o sujeito do processo e possibilitando desenvolver uma melhor compreensão, também desperta consciência dos cuidados necessários para a preservação do meio, além de utilizar os espaços ao redor como experiências vividas, tornando momentos prazerosos, educativos e construtivos no processo ensino aprendizagem.

Portanto um trabalho diferenciado como fazer uma trilha desperta no aluno o interesse, a participação, o envolvimento e o conhecimento além da variedade de atividades que podem ser desenvolvida, servindo como prática de atividade física,  em que desperta atenção, concentração e constrói conhecimento.

Pensando dessa forma e analisando as possibilidades das crianças pensarem, agirem, construir sua identidade, explorar a beleza da localidade, sensibilizar com questões ambientais, estarem envolvidos com o campo, e valorizar o espaço em que vivem o trabalho a ser desenvolvido em nossa região seria uma trilha na mata nas proximidades do rio Von de Steinen, onde através da caminhada  podemos enfrentar obstáculos, observar flora e fauna,  registrar relevo e hidrografia, além de descansar, ter momentos para meditar  e dinâmicas para realizar, podendo também desenvolver um trabalho em sala de aula onde envolve a pesquisa e a produção.

Concluímos com o pensamento de Paulo Coelho:

Um guerreiro não pode abaixar a cabeça se não perde de vista o horizonte de seus sonhos.”


Um comentário:

  1. Olá Margarete, será muito bom tê-la como parceira nessa caminhada. Suas colocações referente à proposta nos deixam animados.

    Até breve.

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