sexta-feira, 31 de maio de 2013

AS TRILHAS COMO OPÇÕES DE LAZER E POTENCIAL DE ECOTURISMO NA COMUNIDADE CAMPESINA

AS TRILHAS COMO OPÇÕES DE LAZER E POTENCIAL DE ECOTURISMO NA COMUNIDADE CAMPESINA
Sou uma Paulistana, como muitos outros cidadãos urbanos, que decididamente escolheu o campo como opção de qualidade de vida. Meu nome é Renata da Silva Nunes Kissler, e nos meus 35 anos não me arrependo de ter trocado a cidade grande, pela vida tranquila no interior do Mato Grosso.
Aqui em Santo Antonio do Rio Bonito distrito do Município de Nova Ubiratã, eu pude viver 15 anos cheio de realizações que seriam impossíveis morando em São Paulo. Estive sempre em contato com a Natureza, pescaria e acampamento como lazer, assim como para as várias pessoas que moram aqui, onde algumas nem sabem o que significa um rio poluído, um céu cinza com ar irrespirável, um barulho exaustivo, e um movimento estressante.
A dinâmica da vida no campo também é ritmada, mas são favorecidas pelo constante contato com a Natureza, as paisagens deslumbrantes que na cidade são despercebidas, os passeios de lazer são favoráveis ao estilo de vida com qualidade para a saúde.
Durante a leitura dos textos sugeridos, consegui visualizar alguns lugares desta que já visitei e as grandes possibilidades que tem para realização das trilhas ecológicas. A região possui grande potencial para desenvolvimento de atividades de Ecoturismo, devido os muitos rios de grande e pequeno porte que cortam as propriedades campesinas e a vegetação nativa que os cercam.
Muitos dos alunos da Escola conhecem e utilizam esses lugares como atividades de lazer, portanto se tivéssemos a oportunidade de realizar propostas educativas dentro do cotidiano escolar, a participação seria maior e com muito mais entusiasmo e a aprendizagem será mais significativa.
As atividades apresentadas nos textos mostra como podemos alcançar a integração entre ser humano e meio natural através da observação e da reflexão, e aqui onde moramos podemos ir mais além porque convivemos com este ambiente que faz parte da comunidade como um patrimônio cultural, que rege o modo de vida das pessoas com suas historias e experiências.
Podemos questionar com os alunos sobre o uso que fazemos desses lugares, o que aconteceu com outros lugares semelhantes em que as pessoas não souberam preservar. Dessa maneira faremos a reflexão sobre as nossas atitudes de cidadania e a prática da sustentabilidade.
Nossos espaços bem planejados, poderão propiciar ótimas possibilidades de educação ao ar livre, que sejam prazerosas e significativas, como:
-Nas atividades de Lazer realizaremos piqueniques, descanso e meditação (silencio), e dinâmicas dirigidas;
-Nas atividades Físicas faremos caminhadas e alongamento;
-Nas atividades Pedagógicas trabalharemos com pesquisas e observação da fauna, flora, relevo, hidrografia e clima, entre outros.
As trilhas ecológicas podem ser uma alternativa fantástica para mostrar aos povos do campo que hoje em muitas regiões estão desacreditados, como é possível na educação observar, experimentar, questionar, sentir, descobrir os vários sentidos e significados relacionados aos temas pedagógicos e curiculares relacionados ao campo, seu povo, sua cultura e sua historia.

Um comentário:

  1. Olá Renata, é um prazer tê-la conosco nessa caminhada.

    Nossas escolhas direcionam nosso andar e pude perceber que a sua de morar no campo está lhe dando muito prazer.

    Vamos continuar com nossa caminhada.

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