quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Perfil - Rosa Maria Fernandes de Souza

    Eu sou professora da Escola Municipal Água Limpa, um Distrito pertencente à Nova Ubiratã-MT, embora minha cidade natal pertença ao Estado de São Paulo, uma cidadezinha próxima à Presidente Prudente-SP. Cheguei ao Mato Grosso em 1988, morei no Estado e trabalhei na Educação durante três anos, mas por motivo familiar não tomei posse do Concurso Público Estadual realizado por mim, em Língua estrangeira – Inglês, - do 2° grau, pois na época fui a única a escolher esta disciplina e assim não houve competição, mas a minha família era a prioridade no momento, havia perdido há poucos dias a minha mãe, e o meu pai necessitava de acompanhamento, fiz a escolha certa deixando tudo e voltando para minha terra. Depois de alguns anos voltei para o Mato Grosso, e passei por algumas cidades até passar no concurso Municipal de Nova Ubiratã, e escolhi o Distrito o qual estou há quase nove anos. Em minha cidade natal, no interior de São Paulo, após ter voltado, passei um tempo em casa servindo o lar, e correndo atrás das bibliotecas, pois a leitura compensava as perdas, e enriquecia-me culturalmente. Quando criança os meus cinco sentidos eram aguçados, principalmente por morar em uma reserva de mata natural que fazia divisa com a cidade. Encantava-me com o nascer e o por do sol, sem contar com a formação de jardins em volta da casa que era lei naqueles tempos. E através desses jardins, pássaros, flores silvestres, e tudo mais que a natureza apresentava a minha leitura mundo enriquecia-se, pois comecei a identificar as cores, com o desabrochar das flores, sentir os aromas, vindo das flores, ouvir os cantos dos pássaros, os relâmpagos seguidos de trovões que clareavam a nossa humilde casa de madeira, cheia de frestas, que até então era iluminada por lamparinas confeccionadas em casa. A cidade era muito arborizada, e as árvores eram envolvidas por redes, balanços, bancos, onde o pessoal se encontrava para contar causos, e as crianças ficavam atentas às histórias, pois o meio de comunicação além do rádio era esse. As pessoas vizinhas de nossa casa compartilhavam conosco: as alegrias, as tristezas e as orações nas doenças que para os médicos não havia possibilidades de cura, e como a fé era o dom maior do ser humano, muitas pessoas se curavam. Ao entrar na escola fui alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, e posso dizer que a leitura, escrita e interpretação me transformaram em uma adepta dos livros. Li fotonovelas, faroestes, romances, a coleção de psicologia relacionada à Freud, livros de autoajuda, esotéricos, The Best Sellers e livros na área da Educação, tais como: Paulo Freire, Içami Tiba, Piaget, Vigotsky, Celso Antunes, Flávio Gicovate, e muitos outros, mas li dois livros inesquecíveis: O Pequeno Príncipe e Fernão Capelo Gaivota que me ajudou nessa caminhada. Esses fragmentos faz parte do meu passado. Vou participar de uma trilha na mata que me remeterá há anos bem vividos e completos.     
      

                                                                                      
                           Rosa Maria Fernandes de Souza.   20/10/2014

                                                                                                   

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário