segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PERFIL - Vaneiça Kacia Nogueira


Meu nome é Vaneiça Kacia Nogueira, nasci em Rosario Oeste –MT. Minha mãe nasceu em um sítio localizado no mesmo município, meu pai aos dezenove anos veio da cidade de Reginópolis interior de São Paulo para o Mato-grosso em busca de emprego. Eramos uma família muito humilde, meus pais tiveram seis filhos, e foi uma constante batalha para nos criar, pois o único que trabalhava era o meu pai. Sua profissão era empreiteiro, fazia cercas para as propriedades rurais, currais de gado, catação de raízes nas lavouras, entre outros serviços todos realizados no campo. Após terminar  o segundo grau mudamos para a cidade de Nova Mutum – MT, a cidade onde morávamos não havia emprego. Lá trabalhei como balconista, vendedora e secretaria, sempre sonhei fazer uma faculdade, comecei a fazer Administração de Empresas, como ganhava um salário mínimo, não consegui pagar, estudei somente dois semestres. Em 2001 conheci o meu esposo que veio de uma família de agricultores no estado do Paraná. Sua profissão é técnico agrícola, sempre trabalhou no campo. Em 2004 após dar a luz minha filha querida, mudei para uma fazenda onde o meu esposo trabalhava, como minha filha era pequena e não tinha ninguém para deixá-la para mim trabalhar, surgiu uma oportunidade de emprego que eu podia levar ela,  a vaga era de auxiliar de creche. A creche era oferecida pela fazenda, para os filhos dos funcionários. Trabalhei três anos e foi ali que comecei a gostar da arte de ensinar. Após algum tempo me escrevi para o vestibular do curso de Pedagogia onde passei a ir para cidade três vezes por semana na faculdade. Me formei em 2011. Em 2012 surgiu uma oportunidade de emprego para o meu esposo no distrito Água Limpa, vim com ele, logo surgiu uma vaga na escola Municipal Água Limpa, onde leciono até os dia de hoje nas séries iniciais. A escola Municipal Água Limpa, eu a considero uma escola Campesiana, a nossa clientela são alunos filhos de agricultores e funcionários de empresas que trabalham na agricultura. E o nosso currículo, é contextualizado no meio em que vivemos, que é o campo. Como já tive experiências como educadora em outras escolas de outros município, vejo que a forma de trabalharmos e o empenho que o grupo docente faz para uma educação de qualidade não fica à desejar de outras escolas que não são do campo. As trilhas terá uma contribuição muito importante para nós educadores quanto para os nossos alunos. O contato físico lhes fará ver que o lugar onde eles vivem, podem ser explorados de diversas formas , contribuindo com seu aprendizado e valorizando o lugar que escolheram para morar.


 
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.                                                                        

 Paulo Freire

Um comentário: