segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PERFIL - Eva Cancelier



Eva Camargo Cancelier   -  Vida Campesina
 Minha história começou quando meus pais residiam no estado do Rio Grande do Sul, meu pai é de Nonoai, minha mãe de Erexim.
          Casaram em Passo Fundo tiveram cinco filhos o primeiro foi registrado em Passo Fundo, eu era a menor, chegamos de mudança no município de Francisco Beltrão-PR.. Meu pai registrou os menores neste município no local chamado linha de São Miguel, lá nasceu mais uma irmã.
Meu pai e meus avô venderam o sítio em São Miguel,  e mudamos com meus tios e avós, viemos de carroça para o município de Nova Aurora PR, ali nasceram mais quatro irmãos éramos em dez.  Minha mãe trabalhava na roça saíamos de madrugada só retornávamos no anoitecer isso eu tinha seis anos e já pegava na enxada para capinar. No sítio do meu pai tinha a escola chamava Luiz da Gama meu estudo começou aos sete anos, estudei dois anos e a escola fechou por falta de professor a minha primeira professora chamava Izabel seu marido vendeu tudo e foram morar em Mundo Novo MS. Ficamos sem a professora na escolinha a merenda era boa era feita no fogão a lenha, não tinha merendeira era sempre duas alunas que preparava o leite e a sopa. Que tempo bom, mas tudo mudou eu e meus irmãos tínhamos que andar a pé 9 quilômetros para estudar saíamos de casa as quatro horas da manhã as vezes íamos a cavalo, não deu para estudar muito tempo. Minha mãe ficou doente, meu pai levou para Curitiba na época de 1967 e 1968, gastou tudo o que pôde  e descobriu que ela tinha câncer e estava no estágio terminal. Eu tinha doze anos quando minha mãe veio a óbito e meu pai falou vocês não vão mais estudar, porque o pai tem dívida do hospital para pagar, vamos arrendar mais terras éramos os cinco mais velhos tinha que capinar puxar os bois para o meu pai arar a terra, plantava de maquinha tec-tec e semeava o trigo e nós com a enxada íamos cobrindo a semente.
Aos dezesseis anos me casei e foi morar no sítio vizinho do meu pai, também trabalhava na roça lá além do plantio de milho, arroz e trigo tinha café, há no meu pai plantava hortelã aquele menta, cortava e depois levava de carro de boi até o alambique.
Em 1989 fomos morar na cidade, meu sogro faleceu venderam o sítio. Hoje a minha vida vocês sabem não quero mais falar da vida passada. Trabalho na Escola campesina no Distrito Parque Água Limpa, me sinto bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário