segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Perfil - Adenilson Catelan


Sou educador da Escola Dorothy Stang e atualmente faço parte da Direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais – MST. Sou filho de agricultores, que vieram para Matos Grosso, (Claudia) enganados na década de 1980, com o intuito de produzir mandioca para a usina que beneficiaria em Sinop. Agricultores que plantaram sem nenhuma orientação técnica, não tendo retorno econômico. Voltamos para Vicentina/MS, desta vez restou trabalhar como arrendatário. Em 1989, voltamos novamente para cá, porem para trabalhar como empregados nas serrarias. Portanto em 2004 surge o MST passando por Claudia, rumo União do Sul, onde nossa família em busca da terra embarcou nessa imensa jornada, onde hoje sou assentado aqui (Assentamento Keno).

Nessa jornada de luta encontrei Rosangela, onde namoramos poucos dias, e logo juntamos os panos. Como heranças vieram três “filhos”, onde uma casou em seguida e um casal de adolescentes vive até o prezado momento sobre nossas guardas.

Nessa jornada de luta, o MST me indicou para fazer Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo pela UNEMAT, Campus de Caceres. Ai com as portas aberta para novos conhecimentos e em busca de manter estudando, iniciei com as seres iniciais, onde eu morava – Assentamento Zumbi dos Palmares II – Claudia/MT. Quando me formei, vim de mudança para o então ainda Pré-assentamento Keno, se tornando educador, porem do ensino fundamental e médio.

O ensino nas escolas do campo é árduo, com muitas criticas, sem estruturara mínima por parte do estado. Porem, a força de vontade e a esperança de dias melhores, motiva-nos a cada dia melhorar nosso trabalho em buscar de um ensino-aprendizagem, voltado para nossa realidade, de forma eficiente e com qualidade.

A trilha vem em encontro com nossos anseios, ou seja, uma educação no campo, para o campo.

Resumindo, educação a partir da nossa realidade. Tarefa que até o prezado momento, temos pautado porem não tem saído da teoria, por varias condições, cujas essas foram e estão sendo construída para se tornar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário